Como Surgiu a Linguagem PHP
Desejo a todos que seja Bem vindo a nossa sessão de webmaster, onde vou postar mais um assunto que alguma pessoas as vezes nem tem interesse ou mesmo nem se aprofunda no assunto fundamental, bom que eu saiba para você "confiar" em algo ou em alguém é preciso conhecer e saber de onde veio ou vem não só na prática como na teoria.
No nosso artigo anterior eu falei sobre Caracteristicas de sistemas PHP aonde falei as principais caracteristicas da linguagem PHP, como eu já disse eu amo PHP mais do que minha namorada, rssrssr.
Vamos ao que interessa; A linguagem PHP foi Criada no periodo de outono de 1994 por "o meu espelho" Rasmus Lerdorf , é gente já faz 15 anos que PHP foi concebida, queria eu ter começado desde que foi criada, continuando... As primeiras versões não foram disponibilizadas, tendo sido utilizadas em sua home-page apenas para que ele pudesse ter informações sobre as visitas da mesma. A primeira versão utilizada por outras pessoas foi disponibilizada em 1995 e foi ai que PHP começou a se auto promover, Ficando conhecida como “Personal Home Page Tools” Traduzindo: ferramentas para página pessoal. Era composta por um sistema bastante simples que interpretava algumas macros e alguns utilitários que rodavam “por trás” das home-pages: que era um simples livro de visitas, um contador e algumas outras coisas, "que hoje em dia é possível fazer em um piscar de olhos".
Observação: Quando me referi a Rasmus Lerdorf ser meu espelho foi por os seguintes motivos: Criatividade e Coragem, foi um grande aluno antes de ser mestre e até como diz a frase "Um bom mestre é aquele que de repente, Aprende." , ele deve ter aprendido muito antes de chegar ao seu objetivo, mais será que ele previa essa fama toda? Realmente não sei, mais ele teve a coragem e a perseverança ao seguir a frente com o seu projeto, nao deixando de acreditar em si mesmo.
Continuando... Em meados de 1995 o interpretador foi reescrito, e teve o nome de PHP/FI, o "FI" veio de um outro pacote escrito por Rasmus que interpretava dados de formulários HTML (Form Interpreter). Combinando os scripts do pacote Personal Home Page Tools com o FI e adicionou suporte a mSQL, nascendo assim o PHP/FI, que cresceu bastante, e o publico alvo de Rasmus passaram a contribuir com o projeto.
Observações: Incrível que em apenas 1 ano o Rasmus já deu mais um passo da futura "potência" PHP(Hypertext Preprocessor), gente nada como um "sistema completo", por isso veio a ideia dele unificar os scripts dando assim mais uma qualidade ao projeto.
Observações finais: Bom como vocês viram não gostei de Rasmus não ter reescrito o novo interpretador, o motivo eu "não sei", concluimos que hoje em dia PHP é um dos maiores sucessos no mundo quando se trata de linguagem dinâmica, e hoje já estamos na versão PHP 5.3 .
Não deixem de comentárem, o seu comentário é muito importante para mim, no proximo artigo continuarei um pouco da teoria do PHP e em breve estaremos com artigos (PHP na Prática).
Grato!
0 comentários:
Postar um comentário