Pesquisar este blog

Carregando...

Fundos de Investimentos - Carteira de investimentos - Derivativos

Derivativos

São contratos de ativos financeiros ou valores mobiliários cujo valor e características de negociação derivam de outros ativos que lhe servem de referência. Daí o nome ‘derivativos’.
É uma operação financeira realizada nos mercados futuros em que o valor dos contratos ou transações deriva do comportamento do preço do ativo no presente. Normalmente são realizadas nos mercados futuros de índice de ações, câmbio, taxa de juros e de opções.

Existem quatro tipos de mercados onde as operações de derivativos podem ser realizadas:

Mercado Futuro
É o segmento do mercado que compreende as operações de compra e venda, realizadas em pregão, de contratos autorizados pela Bolsa de Mercadorias & Futuros, para liquidação financeira em data futura pré-determinada. A negociação inclui um comprador que aceita pagar um determinado valor, na data de vencimento do contrato, pela mercadoria oferecida pelo vendedor. O objeto negociado pode ser uma commodity, um título, uma moeda ou um índice de referência, como por exemplo, o Ibovespa. Os contratos negociados são padronizados pela BM&FBOVESPA (antiga BM&F), o que permite agilidade nas negociações.

Mercado de Opções
Mercado no qual são negociados direitos de compra (call) ou venda (put) de ações, índices de ações, moedas, contratos futuros ou títulos, com preços de exercício pré-estabelecidos. No Mercado de Opções, os titulares (compradores) têm o direito de comprar ou vender uma certa quantidade de ativos, a um preço prefixado até uma data, enquanto os lançadores (vendedores) ficam com a obrigação de vendê-las ou comprá-las conforme o acordado. O comprador que adquire uma opção de compra de um ativo espera que o preço deste ativo no futuro suba. Na compra de uma opção de venda, ele espera que o preço futuro caia. Já a expectativa do vendedor é oposta: se ele vende uma opção de compra é porque espera que o preço futuro caia. Se espera que o preço futuro suba, vende a opção de venda. O valor pago pelo comprador ao vendedor é chamada de prêmio.

Swap
Significa troca em inglês. No caso dos contratos de swaps, pode-se trocar a variação nos preços de moedas, taxas de juro ou preços de commodities. Um swap de taxas de juro, por exemplo, pode ser utilizado para transformar uma taxa pós fixada em uma taxa pré-fixada, e vice-versa. Um swap de moedas pode ser usado para transformar um empréstimo em uma moeda estrangeira em outra moeda, por exemplo, transformar uma aplicação de Reais para Dólares. É uma operação financeira mais sofisticada. Por isso, as tesourarias de bancos e os gestores de fundos de investimento são os que mais se utilizam destas operações com o objetivo de obterem um melhor resultado nas suas aplicações. A idéia é que dois investidores façam aplicações "casadas" que, no dia do vencimento, servirão como proteção do dinheiro ou até mesmo como especulação para aumentar o capital.

Termo
Contratos a termo são acordos de compra ou venda em determinada data futura por preços previamente estabelecidos, cuja liquidação financeira ou entrega física do ativo acontece, geralmente, no vencimento. Os contratos a termo podem ser negociados em bolsa, entre duas instituições financeiras ou entre uma instituição e um cliente.
Posted on sábado, julho 04, 2009 by Raul Pedro and filed under | 0 Comments »

0 comentários:

Não Achou o que Procura Pesquise Aqui!

Pesquisa personalizada

Aviso Importante - Temos de Uso

Todos os links e Conteúdo que se encontram neste blog, estao hospedados na própria Internet, somente indicamos onde se encontra, não hospedamos nenhum arquivo,cd ou programas que seja de distribuiçao ilegal.
Qualquer arquivo protegido por algum tipo de lei deve permanecer, no máximo, 24 horas em seu computador.
Eles podem ser baixados apenas para Estudo, devendo o usuário apagá-lo ou compra-lo após 24 horas.
A aquisicao desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário.
Os donos, webmasters e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção do blog nao tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuario venha a baixar e para que irá utiliza-los.
Termos de Uso
Os webmasters deste site, situados na url www.publicatudoinfo.blogspot.com ; seu servidor não são passíveis de serem processados judicialmente por causa de qualquer conteúdo publicado nessa página. Todos os arquivos contidos nessa página são com finalidade confidenciais e tem apenas fins de estudo e pesquisa, não podendo ser comercializado, reproduzido ou mesmo distribuído sem autorização dos respectivos titulares das obras originais.
Artigo 46 da legislação brasileira de direito autoral: III: A citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra.
Se você for usar qualquer arquivo desta página para qualquer outro fim, com exceção das finalidades originais, nós não somos responsáveis por suas ações ou qualquer resultado em conseqüência do uso deste site. Se você quiser usar um arquivo ou qualquer outro material baixado pelos links publicados neste site, você deve oficialmente comprá-lo após baixá-lo para testes, caso contrário, você provavelmente estará violando as leis de seu país.
Se você entrar neste site sem concordar com estes termos, você estará violando a cláusula 431.322.12 do ato da privacidade da internet assinado por Bill Clinton em 1995, quaisquer pessoas ou empresas que armazenam estes arquivos.